Abrindo um parênteses
Há sempre um objetivo por trás de cada texto produzido, seja da esfera literaria ou da esfera não literaria. Eles seguem determinada ordem de cunho pessoal ou coletivo, mediante plano de alcance.
este plano de alcance é determinado pelo lugar de onde foi produzido o texto e o que pretende com ele. Tem a ver com o público alvo.
Diante desse panorama houve a necessidade de investigação e cuidados criteriosos para afastar qualquer desvio de conduta que fira os direitos humanos.
Também houve contribuição de especialistas da linguagem , atuando de forma criteriosa e separando os perfis de cada enunciado produzido, resultando na nomenclatura de gênero textual e gênero discursivo, este sem dúvida, trouxe questões fundamentais para o analista do discurso, dentre as quais, o lugar de onde parte o discurso.
Na esfera jornalística estão agrupados alguns gêneros que circulam nos mais variados veículos de comunicação os mais comuns são: a notícia e a reportagem, além das publicidades e charges. Há também os artigos de opinião e os editoriais, estes trazem textos polêmicos, cujos temas abrangem aqueles que mais repercutem numa dada sociedade. são estes os detentores de opinião pública e que são carregados de argumentos tendo como principal objetivo expor uma opinião pessoal de alguém competente no assunto (artigo de opinião) e emitindo uma opinião do veiculo responsável (editorial), dessa forma alguns veículos disponibilizam mecanismos para que os leitores possam opinar concordando ou não sobre o texto exposto. (comentários e carta de leitor).
Comentários
Postar um comentário